História e Missão

ANCRA História e Missão

História

Em 30 de setembro de 1986, 3 entusiastas e criadores da raça Arouquesa fundaram a Associação dos Criadores de Gado de Cinfães. Esta associação tinha como objetivo defender e apoiar os criadores da raça no concelho.

Todo o trabalho e empenho em prol da raça e dos criadores desenvolvido ao longo de 4 anos levou a que o Ministério da Agricultura, entre todas as instituições agrícolas da região de dispersão da raça, atribuísse à Associação dos Criadores de Gado de Cinfães a gestão do Livro Genealógico da raça Arouquesa. Posteriormente, a Associação dos Criadores de Gado de Cinfães alterou os seus estatutos e passou a denominar-se ANCRA – Associação Nacional dos Criadores de Raça Arouquesa.

A ANCRA é a instituição responsável pela defesa e preservação da raça Arouquesa, tendo a seu cargo a gestão do Livro Genealógico, Registo Zootécnico e todas as atividades inerentes ao melhoramento animal.

Atualmente, a ANCRA conta com 3 127 associados, difundidos por 28 concelhos e 5 Direções Regionais de Agricultura.


Missão

Defensora dos criadores
Congregar e defender os criadores da raça bovina Arouquesa, em todo o território nacional, nos diversos aspetos socioeconómicos;

Defensora da raça
Defender a pureza da raça, desenvolvendo ações de melhoramento genético, Registo Zootécnico e inscrição no Livro Genealógico;

Divulgação da raça
Promover, patrocinar e apoiar eventos tais como: exposições e concursos pecuários, com o objetivo de promover e dar a conhecer os melhores exemplares da raça.
Promover a Carne Arouquesa DOP através de degustações, eventos e estudos.

Formação Técnica
Dotar os associados de formação técnica sobre as diversas áreas de bovinicultura;