Projetos

ANCRA Projetos

I&D – “Preservar a qualidade na Carne Arouquesa”

O projeto I&D “Preservar a qualidade na Carne Arouquesa” resulta de uma parceria entre a Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa, a Carne Arouquesa C.R.L., a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Cevargado – Alimentos Compostos, Lda. e produtores.

O objetivo principal deste grupo de trabalho é o estudo da dieta alimentar da raça bovina arouquesa, bem como a qualidade da sua carne. Este projeto ainda se encontra a decorrer entre os parceiros, tendo previsto a sua conclusão em finais de 2021 ou 2022.

Parceiros

Designação do projetoPreservar a qualidade na Carne Arouquesa
Início10/2017
Fim09/2021
Orçamento505 636,50 €
Inst. do Ensino SuperiorUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Líder)
EmpresaCevargado – Alimentos Compostos Lda
Organiz. de produtoresANCRA – Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa Carnarouquesa – CRL
ProdutoresAntónio Manuel Cardoso de Azevedo, Fernando António de Jesus Moreira, Nelson da Silva Valente

Projeto

ObjetivosO principal objetivo é criar um suplemento que preserve as qualidades da Carne Arouquesa DOP, específico para as necessidades desta raça e do seu sistema de produção em particular:

• Melhorar o nível energético, proteico e mineral da dieta base disponível;
• Corrigir a variabilidade no acabamento das carcaças existente entre explorações e/ou na época do ano;
• Preservar as características físico-químicas, nutricionais e organoléticas ímpares e reconhecidas da Carne Arouquesa-DOP;
• Valorização dos componentes endógenos da dieta e sistema de produção tradicional.

Incorporar a utilização de novas tecnologias – técnicas de imagem e ecografia para determinação do nível de acabamento e qualidade da carcaça antes do abate. Demonstrar a possibilidade do aumento do rendimento por melhoria nos resultados produtivos dos animais e pelo possível aumento de preço decorrente da valorização da Carne Arouquesa-DOP e deste modo a inserção de um maior número de explorações produtoras de Carne Arouquesa-DOP nos mercados.
Principais tarefasProdução de um novo suplemento.
Avaliação do efeito do novo suplemento nos animais.
Avaliação do efeito do novo suplemento na qualidade da carcaça e características da carne.
Verificação dos resultados, promoção e alargamento da utilização do suplemento.
ResultadosObtenção do suplemento com três fórmulas diferentes para adequar à fase de desenvolvimento dos vitelos.
Diminuir a dependência em cada exploração da quantidade forrageira disponível em situações de carência induzidas por condições edafoclimáticas.
Melhorar o crescimento dos vitelos, qualidade de acabamento e uniformidade das carcaças.
Facilitar a gestão dos animais/carcaças e a sua colocação no mercado.
Contribuir para um maior reconhecimento por parte dos consumidores e consequentemente obter uma valorização da Carne Arouquesa-DOP.
Aumentar o rendimento obtido pelos criadores da Raça Bovina Arouquesa.
Atividades de divulgação• Raça Arouquesa – conhecer, preservar e valorizar, I Jornadas Técnicas da Raça Arouquesa, 9 de março de 2018, Arouca.
• Workshops para produtores de Carne Arouquesa DOP.
• Elaboração material de divulgação e publicações técnicas.
• Jornadas/congressos nacionais e internacionais.
• Criação de website e páginas web.
• Seminário final.

Preservar a qualidade na Carne Arouquesa

O 1º Workshop para criadores do Projeto Preservar a qualidade na Carne Arouquesa foi realizado no dia 14 de setembro de 2020 no Auditório Municipal de Cinfães com o tema “Ensaios de crescimento”. O Workshop, organizado conjuntamente pelos parceiros do projeto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Cevargado – Alimentos compostos Lda., Ancra – Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa, Carnarouquesa – Agrupamento de Produtores de Bovinos da Raça Arouquesa CRL, contou com a presença de 10 criadores da Raça, para além dos diretamente envolvidos no projeto. O objetivo foi apresentar e discutir os dados obtidos a partir dos trabalhos de campo e demonstrar a importância da utilização do suplemento em situações de carência de alimento ou na fase de acabamento dos animais, contribuindo assim para uma melhoria nos resultados produtivos dos animais e aumento do rendimento dos produtores.

Após a abertura do Workshop pelo presidente da ANCRA, Dr. Fernando Moreira, os trabalhos iniciaram-se com a apresentação do projeto pelo coordenador do grupo operacional Prof. Carlos Venâncio, seguindo-se a apresentação dos resultados obtidos nos ensaios de crescimento pelo Eng. Duarte Moreira. O ensaio foi constituído por cinco grupos representativos dos diversos modos de criação utilizados atualmente nesta raça com abates aos 9 ou 11 meses. Aos quais foram administrados nos respetivos grupos as três formulações diferentes do novo suplemento. O efeito desta suplementação contribuiu para um aumento do ganho médio diário por animal e ao abate obtiveram-se carcaças mais uniformes. Para além disso, foi realçado a importância da qualidade da pastagem, do aleitamento materno e da utilização de uma suplementação adequado para equilibrar as necessidades de acordo com recursos de cada exploração.

Na discussão intervieram o Eng. Pedro Pereira da empresa Cevargado, o Eng. Manuel Cirnes da ANCRA/Carnarouquesa e da UTAD a Prof. Maria José Gomes, Prof. José Carlos Almeida e Prof. Luis Mendes Ferreira. Num diálogo muito participado com os criadores, em que deram o testemunho da sua experiência, foi possível esclarecer a importância de poder utilizar programas alimentares específicos e de vários “mitos” quanto à utilização dos suplementos. Foi também realçado o risco de alteração das características da carne com a tendência em utilizar novos recursos alimentares de menor custo, como são o caso das silagens. O objetivo foi plenamente atingido confirmando-se o interesse dos intervenientes em discutir os resultados obtidos e na recetividade demonstrada para aplicar as soluções propostas.