Sistema produtivo

ANCRA Sistema produtivo

Os nossos animais são produzidos no regime extensivo e semiextensivo, em simbiose com os recursos forrageiros da região.

O seu sistema de produção é praticado, na sua maioria, por criadores com um efetivo reduzido, pertencendo a uma classe etária mais envelhecida. Para estes criadores, os seus animais são como família.

Sustentado numa agricultura de subsistência, os animais saem para o pasto de manhã e regressam à noite. Pastoreiam livremente na montanha e nas suas encostas, onde contribui para uma manutenção dos ecossistemas e prevenção dos incêndios, debicando os matos e pastagens silvestres que nascem espontaneamente na montanha.

Pernoitam na “loja” ou “corte”, onde lhe são administrados feno, milho moído ou farinado, milharadas, sêmea de trigo entre outros produtos resultantes do sistema de agricultura familiar.

Os seus vitelos, quando ainda muito jovens, ficam no estábulo enquanto as suas mães pastoreiam. Alimentam-se de leite materno, juntamente com feno, milho moído ou farinado e forragens anuais, tais como azevéns e ferrãs. A venda dos vitelos ocorre entre os 6 a 9 meses de idade.

O sistema produtivo da raça Arouquesa é preponderante na biodiversidade, fazendo parte integrante de uma agricultura sustentável.